Submissão de Trabalhos

Avisos

Confira em qual sessão seu pôster está alocado: sessão 01 e sessão 02.

As informações sobre a sua inscrição estão na sua área do participante na plataforma Even3, faça seu login utilizando email e senha cadastrados no momento da inscrição. Importante: para acessar a carta de aceite de um trabalho você deve entrar com o email cadastrado no momento da submissão do trabalho, ou seja, se você utilizou um email para inscrição e outro atrelado a um trabalho, terá duas áreas de participante (contas) diferentes. Através do primeiro poderá acessar comprovante de inscrição, inscreve-se em minicursos e acessar, quando disponibilizado, o certificado de participação. Através do segundo poderá acessar a carta de aceite, informações sobre a apresentação e, quando disponibilizado, baixar o certificado de apresentação.

Todos os trabalhos já receberam parecer, consulte o status e a carta de aceite na plataforma Even3.

Não se esqueça de realizar a inscrição, concederemos descontos para pagamentos realizados até o dia 16/02.

Disponibilizamos um modelo para confecção dos Pôsters, o mesmo é uma sugestão. Aconselhamos que sigam o tamanho 90 x 120 cm, os títulos dos tópicos podem ser alterados.

Serão disponibilizados materiais para fixar os pôsteres, os mesmos podem ser produzidos em qualquer material. Para os participantes que viajarão de avião aconselhamos a produzirem o pôster em tecido para facilitar o transporte, caso optem por outro material, verifiquem as normas de bagagem da companhia aérea. utra opção é contatar gráficas próximas à universidade que fazem esse serviço, enviar o arquivo e buscar quando estiverem na cidade. Confira o contato de algumas delas!

Regulamento

A quem se destina? Professores, pesquisadores e demais profissionais que atuam com o Ensino de Ciências e de Biologia, nas diversas etapas de escolaridade: Educação Básica, Técnica e Superior e diferentes espaços educacionais, além de estudantes dessas áreas.

Existe um limite para número de autores por trabalho? Não há. Indicamos que sejam incluídos como autores aqueles que participaram efetivamente e que concordaram com a inclusão do nome no trabalho.

Quantos trabalhos posso submeter? Cada inscrito pagante poderá apresentar até dois trabalhos, não há limite para participação como autor não responsável pela apresentação. A indicação do autor responsável pela apresentação deverá ser realizada no momento da submissão, o mesmo deverá se inscrever no evento. Tenha os dados de todos os autores, nome completo e email, para realizar a submissão. O pagamento da inscrição poderá ser realizado após aceite.

Qual o formato dos trabalhos? Textos que tenham de 4 a 6 páginas, com até 12000 caracteres com espaço, nas normas da ABNT. Deverão ser enviados dois arquivos, um sem autoria ou menções que levem à identificação dos autores e outro com autoria, ambos no formato doc ou docx. Os trabalhos deverão ser submetidos conforme template (ver ao lado) e demais orientações divulgadas pela comissão organizadora.

Quais modalidades serão aceitas? Os trabalhos devem ser inéditos e podem estar em andamento. Serão aceitas as seguintes modalidades: 

Relato de pesquisa - Apresentação de investigações acadêmicas de natureza empírica ou teórica. Não serão aceitos projetos de pesquisa sem resultados (mesmo que parciais). Deve-se privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados, análises dos dados e conclusões.

Relato de experiência - Apresentação de experiências pedagógicas vivenciadas e reflexões construídas a partir da experiência. Não são textos meramente descritivos das atividades realizadas, constituindo-se em reflexões teóricas a partir das vivências relatadas, seja como professor/a em exercício ou em formação, inicial ou continuada. Confira algumas dicas!

Proposta de atividades ou materiais didáticos (MD) - deverão ser incluídas informações acerca da forma, do conteúdo, do seu uso e objetivos pedagógicos, ou seja, elementos que permitam caracterizar o material e ilustrar possíveis aplicações.

Qual as linhas temáticas aceitas? Os trabalhos devem se enquadrados em uma das linhas temáticas, a ser informada no momento da submissão:

1. Processos de Ensino e Aprendizagem;

2. Formação de Professores;

3. Avaliação, Currículo e Políticas Públicas;

4. Educação Não Formal e Divulgação Científica;

5. Educação Ambiental, Educação em Saúde e Abordagens CTS e CTSA;

6. Interculturalidade e Educação Inclusiva;

7. História, Sociologia e Filosofia da Ciência;

8. Ciência, Cultura e Arte. 

Quais critérios de avaliação? Além dos critérios já mencionados, os textos serão avaliados quanto ao uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual). A Comissão Científica, com apoio de pareceristas, poderá recomendar o aceite do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda, a sua rejeição. O envio dos pareceres ocorrerá até o dia 16/12 23/12. Em caso de aprovação com modificações, os autores deverão enviar o arquivo revisado até o dia 23/01/2023.

Como e quando serão as apresentações? As apresentações dos trabalhos ocorrerão presencialmente no dia 23/03 (quinta-feira). Os trabalhos serão apresentados no formato pôster. Estão programadas duas sessões em horários diferentes. Caso um autor seja responsável pela apresentação de dois trabalhos, cada um será alocado em uma das duas sessões. Em breve forneceremos informações para confecção dos pôsteres.

Os coautores receberão certificado? Certificaremos a apresentação do trabalho com o título do mesmo e autores responsáveis. Os autores que não irão apresentar trabalhos que desejarem certificado de participação devem se inscrever no evento e realizar o pagamento.

Os trabalhos apresentados serão publicados? Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados como capítulos de livro no e-book do evento. Os autores são responsáveis pelo conteúdo e questões ligadas aos direitos autorais. A versão enviada no processo de ressubmissão não poderá ser alterada para publicação, incluindo dados dos autores, verifique tais informações no momento da submissão. 

Como saberei se meu trabalho foi aprovado, dia da apresentação e onde receberei meu certificado? Pelo site do evento e pelo e-mail cadastrado na plataforma de submissão (Even3). Verificar as datas no box ao lado e na segunda circular.

DATAS IMPORTANTES:


📄 Submissão de trabalhos

encerrada


📧 Envio dos pareceres

até 16/12/2022 (até 23/12)


📋 Envio da versão revisada

Até 23/01/2023


🎤 Realização do evento

21, 22 e 23 de março de 2023